30 anos
O sabor de uma trajetória
1494
Na cidade de Tordesilhas, na Espanha, é assinado o Tratado, que divide a América em duas partes, uma espanhola e outra portuguesa.
1998
Mara Coordena o Clube da Cozinha Brasileira que reunia os restaurantes para entender melhor o conceito da cozinha brasileira e conquistar mais espaço no mercado.
2000
Mara assume a cadeira de Cozinha Brasileira, no primeiro curso universitário de gastronômia do Brasil na Universidade Anhembi-Morumbi e durante 7 anos forma diversos profissionais que hoje estão no mercado.
O Tordesilhas ganha o seu primeiro prêmio de melhor restaurante de cozinha brasileira; depois deste, mais 9 pela Vejinha e outros pela Prazeres da Mesa, Folha de S. Paulo, Caderno Paladar do Estadão, etc.
2001
2006
Um grande trabalho com vinhos começa a ser feito e o paradigma de que comida brasileira só combina com cerveja, cachaça e caipirinha começa a ser quebrado. Antes, no ano 2000, o restaurante recebe uma inédita compatibilização de pratos com vinhos (8 jantares harmonizados), conduzida pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers). Desde 2011 o Tordesilhas sedia a Confraria Taninos no Tucupi, que já realizou 30 harmonizações com cardápios brasileiros.
2008
O Tordesilhas e sua chefe são convidados pela KLM a assinar um cardápio de bordo para os voos da cia. aérea durante dois meses. Nas nuvens gente de diversas nacionalidades prova, pela primeira vez, Bobó de Camarão, Moqueca, Carne Seca.
Tem mas tá acabando – ingredientes raros são identificados, um lote é adquirido e menus especiais são criados a partir deles até acabar o estoque. Carnes de fumeiro, umbu, farinha de Uarini, baru e mangarito foram alguns deles.
Começa o Tem Tacacá na Tiête. Mara incorpora a tacacazeira e serve tacacá na frente do restaurante. Primeiro projeto de comida de rua de restaurantes da cidade.
2016
Acontece o evento Virados e Mexidos, onde o Tordesilhas discute a cozinha em tempos de crise. É elaborada uma cartilha – o Breviário do Não Desperdício, onde a chef Mara Salles dá dicas a partir da sua vasta experiência de cozinha, de aproveitamento integral dos ingredientes com criatividade e qualidade.
2019
O Tordesilhas é eleito, pela décima vez, o melhor restaurante de cozinha brasileira de São Paulo, pelo guia Comer e Beber da revista Veja São Paulo.